data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
Para ajudar a conter a disseminação do coronavírus, o Detran anunciou uma série de medidas nesta terça-feira. Além de determinar o trabalho remoto para seus servidores, foram prorrogados prazos, suspensas autuações e reforçado o atendimento eletrônico para evitar deslocamentos.
Leia todas as notícias sobre o coronavírus
Infrações e penalidades: os prazos para apresentação de condutor infrator, defesa e recursos de multas e suspensão serão automaticamente prorrogados em 30 dias. Isso significa ampliar em 30 dias o prazo constante nas notificações dos processos correntes (com vencimento a partir de 18 de março).
Habilitação: os exames teóricos e práticos de habilitação serão suspensos por 15 dias, a contar do dia 19 de março, estendendo-se até o dia 2 de abril. Nas aulas teóricas dos CFCs, as salas comportarão no máximo 50% da capacidade, seguindo as recomendações de higienização. As aulas práticas poderão ser mantidas, mas recomenda-se que sejam realizadas com vidros abertos e que seja feita a higienização com álcool gel dos locais onde há contato do aluno com o veículo a cada nova aula.
Leilões: os leilões presenciais que ofertam veículos e sucatas estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis. Novo calendário de certames será divulgado oportunamente pelo Detran.
Atendimento: o Detran também reforçará o atendimento eletrônico, pelo 0800-905-5555 e site, que conta com uma ferramenta de chat. Aqui, mais uma vez, a intenção é evitar o deslocamento do cidadão aos pontos de atendimento presencial do Detran.
Colaboradores: o regime de trabalho remoto foi determinado na sede administrativa para restringir o contato e o deslocamento diário de cerca de 700 servidores. O Detran funcionará em regime de plantão, com número mínimo de servidores trabalhando presencialmente.